Companhia aérea retira 6 assentos para voo com passageiro de 400 kg |
Companhia aérea retira 6 assentos para voo com passageiro de 400 kg
Hoje, quando passageiros com tamanho maior do que o da maioria das pessoas precisam de espaço extra, as companhias aéreas costumam recomendar a compra de outro assento para garantir o conforto. Mas, há 40 anos, um passageiro precisou de mais do que dois: foi necessário que seis assentos de primeira classe fossem removidos para que ele pudesse voar.
Em 6 de março de 1986, Albert Pernitsch, um austríaco de 29 anos à época, realizou um voo entre Frankfurt, na então Alemanha Ocidental, e Tóquio, no Japão. E essa foi uma operação bem complexa, até pelo tamanho e peso do passageiro: 400 kg.
Pernitsch precisava realizar a viagem por dois motivos. O principal era de saúde. Ele sofria de uma afecção glandular, condição que causava sua obesidade mórbida.
Juca KfouriSeleção como candidata, não mais como favorita
Seleção como candidata, não mais como favorita
Josias de SouzaCPMI do INSS termina em ritmo de boteco
CPMI do INSS termina em ritmo de boteco
SakamotoRelatório final da CPMI não mira os fatos, mas as urnas
Relatório final da CPMI não mira os fatos, mas as urnas
Milly LacombeNão estamos preparados para o hexa
Não estamos preparados para o hexa
A outra razão da viagem era um contrato publicitário para a gravação de um comercial. A viagem foi paga pelo contratante.
A aeronave usada foi um Boeing 747, o famoso "Jumbo", e foi preciso retirar seis assentos da primeira classe do avião. Apenas assim ele conseguiria ser acomodado e ficar em segurança durante o voo, incluindo a possibilidade de se deitar durante o longo trajeto.
Isso seria necessário para garantir a segurança estrutural da aeronave e manter seu peso e balanceamento dentro dos limites operacionais. Para isso, a empresa implementou um reforço estrutural para comportar o peso concentrado em um único local.
Para colocar o passageiro no voo, foi preciso usar uma espécie de empilhadeira, como as usadas para colocar os carrinhos de refeições a bordo. Ele foi levantado até a porta do avião e levado ao seu assento em um contêiner acolchoado.
Um cinto de segurança especialmente projetado para ele foi instalado em sua poltrona. Seu irmão, Josef Pernitsch, também viajou no mesmo voo.
Também foi preciso instalar um vaso sanitário com um assento de tamanho especial para o passageiro. Uma cortina garantia a privacidade de Pernitsch.
O voo ocorreu normalmente, e Pernitsch chegou ao seu destino em segurança.
Fontes: Chicago Tribune, Associated Press, The Rocky Mountain News, El Pais
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Alberto Cowboy, Jordana e Boneco estão no 11º Paredão do BBB 26
Dormir com a porta do quarto fechada ou aberta? O que muda no seu sono
STF: Zanin suspende eleição indireta no RJ; caso vai a plenário presencial
CPMI do INSS rejeita relatório que indiciava e pedia prisão de Lulinha
BBB 26 - Enquete UOL: quem você quer eliminar no 11º Paredão?