menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Para o cérebro, tempo é oportunidade

5 27
20.08.2024

Meus colegas adoram comparar humanos a camundongos. Reviram os genes de uns e de outros, sempre à espera de que um desses genes finalmente revele o que nos torna humanos. Acho bobagem, por uma série de razões, mas hoje trato do que suspeito ser a maior de todas.

A sequência de oportunidades que permitiram a humanos sustentar cérebros cada vez maiores e mais cheios de neurônios corticais trouxe com eles também mais tempo para usar os ditos cujos.

Acho que essa é uma das minhas descobertas mais importantes. Quanto mais neurônios uma espécie tem no córtex cerebral, mais tempo ela leva na infância, que agora eu defino como a fase da vida em que o cérebro ainda está crescendo e tomando forma, aprendendo a todo vapor. De quebra, mais tempo essa espécie com mais neurônios também tem de vida adulta.

Por que o tempo é tão importante? Porque com ele vêm oportunidades.

Comparar camundongos e humanos adultos é como comparar o humano médio de 25 anos com a Rebeca Andrade em termos de destreza, agilidade e coordenação e supor que os dois tiveram as mesmas oportunidades de formação. Mas uma treina seis horas por........

© UOL


Get it on Google Play