A histórica rivalidade entre os bois Caprichoso e Garantido é o ponto alto do 57º Festival Folclórico de Parintins, atraindo cerca de 120 mil pessoas. O evento, que ocorre nos dias 28, 29 e 30 de junho, deve gerar aproximadamente R$ 150 milhões de receita para o estado, segundo a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
A história do boi Caprichoso começa em 1913, nesta seara cultural da Amazônia, quando Roque Cid e seus irmãos, naturais do Crato, Ceará, decidiram dar vida a essa tradição. Nos terreiros do "Reduto do Esconde", próximo ao Urubuzal, o Caprichoso, com seu couro negro brilhante, desfilou pela primeira vez pelas ruas da cidade, iluminado apenas pelas lamparinas.
O nome "Caprichoso" simbolizava a dedicação e honestidade de seus criadores. A estrela azul e branca na testa do boi rapidamente se tornou um símbolo de identidade e sonhos para a comunidade local. O Caprichoso conquistou os corações dos moradores de Parintins, especialmente pescadores, lavadeiras e trabalhadores.
Mais
Por outro lado, o boi Garantido, com suas cores vermelho e branco e um........