A economia surpreendeu muito no segundo trimestre. Cresceu 1,4% ante o primeiro e 3,3% ante o segundo trimestre de 2023 após os efeitos sazonais. Eu prefiro olhar as taxas interanuais. Parte da surpresa foi devido a um dia útil a mais no segundo trimestre de 2024. Tiradentes, feriado, caiu no domingo em 2024 e na sexta-feira em 2023.
Parte do crescimento do investimento —surpresa positiva da divulgação— foi a normalização de ônibus e caminhões após o recuo em 2023. O ano passado foi o primeiro de vigência das novas normas de eficiência energética Euro 6 para os caminhões. Em 2022, houve antecipação de compras de caminhões e ônibus com as normas Euro 5. Investimentos em ônibus e caminhões explicam um ponto percentual dos 5,7% de crescimento interanual do investimento.
Independentemente desses ajustes, a grande surpresa foi no consumo e, consequentemente, nos serviços. Sempre que o consumo vai bem, os serviços vão também; sempre que os investimentos vão bem, as importações e a indústria manufatureira vão bem.
Para termos uma ideia da surpresa da divulgação, o FGV Ibre esperava que........