Acompanhamento das contas públicas

A IFI (Instituição Fiscal Independente) atualizou a série de superávit primário estrutural do governo central. Superávit fiscal é a diferença entre a receita de impostos e o gasto não financeiro.

A figura abaixo representa a série de superávit primário do governo central em proporção do PIB. O dado é do Tesouro Nacional, e a IFI decompõe a medida convencional do superávit primário em três fatias: não recorrente, cíclica e estrutural.

A fatia não recorrente considera gastos e receitas que não ocorrem usualmente. Por exemplo, receita de capitalização da Petrobras, gastos com a pandemia, receita com privatização etc.

A fatia cíclica é a parcela das receitas e dos gastos que responde ao ciclo econômico. Em geral, a receita cresce mais do que proporcionalmente na cheia do ciclo econômico e se reduz mais intensamente na baixa.

O resultado estrutural é dado pelo resultado convencional subtraído tanto do componente não recorrente quanto do componente cíclico. Dessa forma, o resultado estrutural representa melhor a situação fiscal pois considera o ponto médio do ciclo econômico e desconsidera as não recorrências.

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não........

© UOL