Acabou a sincronia econômica entre Brasil e EUA

Na saída da pandemia, a dinâmica econômica dos Estados Unidos acompanhava de perto a dinâmica brasileira. Ambas as economias vivenciavam redução da inflação, fruto da reversão dos choques da pandemia, e ambas apresentavam seguidas melhoras do mercado de trabalho e surpresas positivas no crescimento econômico.

No ciclo monetário, estávamos alguns meses adiantados, pois o nosso ciclo de alta da taxa de juros começou antes que o deles.

O mercado de trabalho americano vem enfraquecendo há algum tempo. Lá como cá, há duas pesquisas principais: uma domiciliar, por amostragem, e outra das empresas.

Na economia americana, a pesquisa das empresas indicava um mercado de trabalho um pouco mais forte do que a pesquisa domiciliar. A taxa de desemprego é calculada a partir dos dados da pesquisa domiciliar, tanto nos EUA quanto no Brasil.

Na sexta-feira (2), foram divulgados os dados para as duas pesquisas do mercado de trabalho americano referentes a julho. Há uma clara desaceleração. Ela já era visível, mas as ambiguidades entre as duas pesquisas dificultavam o diagnóstico.

Se não fosse essa ambiguidade, provavelmente o banco central americano (Fed) iniciaria um ciclo de queda da taxa de juros na reunião que........

© UOL