Não é preciso abraçar a grosseria para ser homem
Passou relativamente despercebida no Brasil a morte de Kris Kristofferson, em setembro. No país, ele talvez seja mais conhecido por suas contribuições musicais. Afinal, ele é o compositor de "Me and Bobby McGee", imortalizada na voz de Janis Joplin. Suas músicas foram interpretadas também por Johnny Cash, Willie Nelson e Elvis Presley ("Help me Make it Through the Night").
Mas seria absurdo reduzir sua trajetória à música. Kris é filho de um general da Força Aérea dos EUA. Iniciou sua carreira como um acadêmico brilhante, estudando filosofia na Universidade de Oxford, com especialização em literatura inglesa (com ênfase no poeta William Blake).
Quando muita gente esperava que ele se tornaria professor na Inglaterra, ele voltou para os Estados Unidos e se alistou no Exército. Seguiu carreira militar por cinco anos. Foi promovido a capitão e piloto de helicóptero, atuando por anos na Alemanha Ocidental na época da Guerra Fria.
Foi quando ele foi chamado para se tornar professor em West Point, a principal academia militar dos EUA, fundada em 1802. Foi nesse momento que........
© UOL
visit website