Ideb ou endereço? O que pesa na escolha escolar
Doutora em economia, consultora de impacto social e pesquisadora do FGV EESP CLEAR, que auxilia os governos do Brasil e da África lusófona na agenda de monitoramento e avaliação de políticas
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Para muitas famílias, o processo de matricular as crianças na escola pode ser bastante custoso. No caso da rede pública de ensino, o custo não é necessariamente financeiro, mas logístico. Pais e responsáveis devem estar atentos a prazos, locais e processos. Em muitos casos, é preciso ser rápido para conseguir uma vaga em uma escola próxima de casa, que ofereça segurança e facilidade de deslocamento. Fatores como a reputação da escola, qualidade do ensino, atividades extracurriculares e suporte a necessidades especiais também entram na equação, além das preferências dos jovens.
Na rede municipal da cidade do Recife, o sistema de matrícula passou a ser digitalizado, alinhando-se a outros serviços ofertados pela prefeitura. Desde 2022, as famílias utilizam uma plataforma online para selecionar e ordenar as creches e escolas de sua preferência. A alocação dos estudantes é feita com base em critérios pré-estabelecidos e na disponibilidade de vagas.
Uma das vantagens do sistema centralizado é permitir que a família analise as opções disponíveis. Talvez exista uma escola acessível que antes não conheciam, ou uma instituição que atenda todas as etapas de ensino, permitindo que irmãos frequentem o mesmo local. O sistema facilita o acesso a informações sobre as características das escolas, ajudando as famílias a tomar decisões mais informadas.
Mas como o acesso a........
© UOL
visit website