menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Treinador de Vanderlei Cordeiro prevê baixo desempenho do atletismo olímpico brasileiro

3 0
02.08.2024

No restrito panteão olímpico brasileiro em que o marchador Caio Bonfim acaba de cavar seu espaço, o paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima é Zeus.

A disposição para terminar a maratona que liderava nos Jogos de Atenas de 2004 mesmo após ter sido vítima do padre irlandês de araque e a humildade de assumir a medalha de bronze consagraram-no como um dos maiores atletas olímpicos brasileiros da história.

E a história de Vanderlei não pode ser contada sem citar seu treinador de toda a vida, Ricardo D’Angelo, que segue ao lado do ex-pupilo como gestor do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL), que atua na inserção social de crianças e jovens da região de Campinas, boa parte deles em condição de vulnerabilidade, e também da Orcampi, braço de formação de atletas, muitos de alto rendimento, do IVCL.

Ricardo, que não pôde ir a Atenas com Vanderlei por não ser da equipe oficial, mas conhece como poucos as entranhas do alto rendimento brasileiro, vê problemas na gestão do esporte olímpico.

Nem tanto pelas questões de investimento de sempre, mas por mudar os critérios de seleção de atletas de uma hora para outra; pela "falta de argumentação do departamento técnico" da CBAT, a confederação de........

© UOL


Get it on Google Play