Muita gente começa a correr por razões que dizem respeito ao corpo: perder peso, ganhar condicionamento e resistência. Fácil de ser praticada, a corrida é excelente para forjar a partir do zero uma rotina de atividade física. E sendo tiro certo para criar hábito, é antídoto de efeito rápido contra o sedentarismo.
Dito isso, é a alma que sai mais impactada. Alegria é um produto imediato, costuma vir já durante o treino. A disposição e o bem-estar são duradouros, permanecem ao longo do dia, especialmente se o cascalho é pela manhã.
A autoestima cresce com o tempo e prescinde das provas, ainda que pouca gente abdique dessas verdadeiras festas, sempre aos fins de semana, que criam expectativa à medida que se aproximam e, ao final de tudo, ainda deixam no corredor uma medalha —e um domingo alto-astral inteiro pela frente.
Há ainda um lado social forte, mas isso outras atividades físicas também proporcionam. Experimente, de qualquer forma: correr conversando por uma hora, quem sabe mais, é como ir a uma "movida", andar por bares e bares, mas sem beber uma gota de álcool e tendo prazer similar.
Alguns treinadores de assessorias esportivas badaladas ainda destacam um lado mais planejador, como se o cumprimento........