menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

A corrida e o mindfulness

19 1
19.06.2024

Passar algumas horas –minutos, vai– do dia sem olhar emails, responder o zap ou surfar no Instagram é uma realidade distante para muita gente. A atividade física tem também o condão de facultar o detox digital tão desejado.

Supõe-se, afinal, que ninguém interrompa uma sessão de pilates, de ioga, de treinamento funcional, a escalada, a natação ou mesmo um treino de corrida para responder emails.

É verdade que os gadgets cada vez mais facilitam isso, e a chegada de um similar viável do Google Lens, que um dia certamente vem, irá permitir essa conexão total, sem descanso, a dispensar até o uso das mãos.

Misericórdia.

Creia: esse exílio digital, ainda que episódico, é muito valioso, e ele não deveria ser desperdiçado. É de se imaginar que ninguém vai perder o emprego ou arruinar o casamento por conta disso. Não se trata de um retiro vipassana, aquela imersão de dez dias em sessões contínuas de meditação em que não se pode falar –tampouco ler livros.

Dizem que correndo é possível atingir uma atenção plena, similar ao que se busca na meditação ou no mindfulness em relação às nossas percepções corporais. O tal do fluxo.

E que também é possível ter insights fantásticos, ideias espetaculares, estratégias matadoras a serem implementadas no trabalho ou onde for já no dia seguinte.

Má notícia: em década e meia ou mais de corridas sistemáticas, creio não ter chegado nem perto disso. Sim, o problema pode não estar na corrida, mas no corredor.

Juro que tentei. Usei disciplina, como a que se empenha na ioga, para tentar fixar durante uma corrida tudo o que acontecia no meu entorno –e dentro da minha cabeça.

Chamei esse tipo de corrida —lembro de um cascalhinho de menos de 5 km em torno da raia olímpica da USP— de corrida Abramovic, em homenagem à performer sérvia Marina Abramovic, que já observou, relacionou e filmou seus movimentos diários, como escovar os dentes, e os apresentou a seu público (sim, a corrida também poderia homenagear Andy........

© UOL


Get it on Google Play