Gasolina, ônibus, metrô: o quanto transporte em SP ficou mais caro em 2026
Se locomover em São Paulo ficou mais caro logo no início de 2026. Com reajustes que entraram em vigor nos primeiros dias do ano, combustíveis, ônibus municipais, metrô e trens metropolitanos passaram a pesar mais no orçamento de quem depende do transporte diariamente para trabalhar ou estudar.
A concentração desses aumentos na virada do ano não é coincidência. Segundo o economista Marcelo Bassani, sócio da Boa Brasil Capital, janeiro costuma ser a data escolhida para as atualizações de preços ligadas à mobilidade.
"A virada do ano concentra reajustes porque muitos contratos, concessões e políticas de preços usam janeiro como data-base. Além disso, governos e empresas aproveitam o início do ano fiscal para atualizar valores com base na inflação acumulada, novos custos previstos e planejamento orçamentário", afirma.
Daniela Lima
Pesquisa: apoio a veto da dosimetria domina redes
José Fucs
Xandão, os 'isentões' e os heróis de que precisamos
Sakamoto
Trump dá presente a Lula no acordo UE-Mercosul
Mauro Cezar
Flamengo não desistiu de contratar Kaio Jorge
Desde 1º de janeiro, os combustíveis ficaram mais caros em todo o país após a atualização do ICMS, imposto estadual que passou a ser cobrado por um valor fixo por litro, válido em todo o território nacional. O formato foi criado para reduzir a volatilidade do imposto diante das oscilações de preços e para evitar guerras fiscais entre os estados.
Apesar do avanço do ponto de........
