menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Extorsão? Flanelinhas são detidos e expulsos em ruas de SP; o que diz a lei

16 0
previous day

Vídeos que viralizaram nas redes sociais nos últimos dias mostram um grupo de jovens abordando flanelinhas em diferentes regiões de São Paulo, como Brás, Rua 25 de Março e entorno do Parque do Ibirapuera.

Nas gravações, os integrantes afirmam estar "expulsando" guardadores de carros das vias públicas. Em outro vídeo, um "guardador de carro" chega a ser detido por civis, que acionam policiais na sequência.

A atuação de civis contra flanelinhas não se restringe a grupos organizados nas redes sociais. No último dia 6, um episódio envolvendo uma autoridade pública também ganhou repercussão em São Paulo.

José Fucs

Recuo de Toffoli no Master expõe contradições do STF

Sakamoto

Flávio e Michelle acirram disputa pelo espólio de Jair

Mariana Barbosa

Reag e a ligação do Master com o crime organizado

Casagrande

Risco de lesões: Palmeiras vive fase da perna pesada

O subprefeito da Lapa, Paulo Telhada, policial militar e ex-comandante da Rota, participou diretamente da prisão de ao menos cinco guardadores de carros acusados de extorquir motoristas na Praça Marechal Carlos Machado Bittencourt, na região da Lapa, zona oeste da capital.

Segundo relatos divulgados pelo próprio subprefeito, a ação ocorreu após a constatação de cobranças ilegais, segundo ele, para permitir o estacionamento em vias públicas, inclusive em locais com parada proibida e sujeitos a multa. Telhada interveio no local, realizou a abordagem com arma empunhada e efetuou a prisão dos suspeitos - dois deles teriam antecedentes criminais por roubo e receptação.

A ação seria legítima ou um abuso de autoridade?

© UOL