Obviamente, as principais notícias políticas dos Estados Unidos nos últimos dias vieram do Partido Democrata. Mas antes que a Convenção Nacional Republicana da semana passada desapareça de vista, deixe-me focar em um assunto do lado do Partido Republicano que pode, dado tudo o que tem acontecido, ter passado despercebido: a retórica MAGA (Make America Great Again —Vamos Fazer a América Grande Novamente—, slogan dos trumpistas) sobre imigração, que já era feia, ficou ainda mais feia.
Até agora, a maioria dos slogans anti-imigração vindos de Donald Trump e sua campanha envolvia alegações falsas de que estamos vivenciando uma onda de crimes cometidos por migrantes.
Cada vez mais, no entanto, Trump e seus apoiadores começaram a argumentar que os imigrantes estão roubando empregos dos norte-americanos —especificamente, a acusação de que os imigrantes estão causando danos terríveis aos meios de subsistência dos trabalhadores negros.
Claro, a ideia de que os imigrantes estão tirando empregos das pessoas nascidas nos EUA, incluindo os negros, não é nova. Tem sido, em particular, uma obsessão para JD Vance, completada com análises estatísticas enganosas, então a escolha de Trump para que Vance fosse seu companheiro de chapa e candidato a vice-presidente sinaliza um novo foco no suposto dano econômico causado pelos imigrantes.
Assim também foi o discurso de aceitação de Trump na quinta-feira (18), que continha várias afirmações sobre a economia da imigração, entre elas, a noção de que dos empregos criados sob o governo Biden, "107% desses empregos são ocupados por imigrantes ilegais" —um número estranhamente específico considerando que é claramente falso, porque o emprego de nativos aumentou em milhões de empregos desde que Biden assumiu o cargo.
O que parece........