Gato-mourisco é reclassificado como 'quase ameaçado'
Gato-mourisco é reclassificado como 'quase ameaçado'
Conhecidos pela aparência pouco felina, os gatos-mouriscos permaneceram por muito tempo à margem das pesquisas e iniciativas de conservação, mas a recente reclassificação como quase ameaçados na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) pode começar a mudar esse cenário.
Pesando até cerca de 7 kg, esses pequenos felinos, também conhecidos como jaguarundis, circulam por paisagens de savanas e florestas em uma imensa área que vai do México ao sul do Brasil e à Argentina, passando pela América Central.
Tadeu de Oliveira, copresidente do Grupo de Especialistas em Felinos da IUCN e responsável por conduzir a avaliação mais recente, afirma que foi necessário enfrentar a percepção de que os gatos-mouriscos são comuns e, portanto, não estariam ameaçados.
Marcela MattosPL resiste à reeleição de Motta, que articula reação
PL resiste à reeleição de Motta, que articula reação
Matheus PichonelliLula vira Craque Neto em bronca à campanha
Lula vira Craque Neto em bronca à campanha
José Paulo KupferInflação volta ao 'normal' após pressão em setembro
Inflação volta ao 'normal' após pressão em setembro
Milly LacombeFluminense, Marcão e o caminho de casa
Fluminense, Marcão e o caminho de casa
Essa impressão se deve, em parte, aos hábitos diurnos da espécie, que circula e caça em áreas abertas durante o dia e, portanto, é mais visível do que muitos outros felinos. Além disso, também ocupa paisagens degradadas.
"Se você tem uma floresta que vai ficando parecida com uma savana, ela vai reproduzir o habitat ideal para a espécie", explica Oliveira. "Não é o habitat favorável [ao gato-mourisco], mas vai permitir que ele esteja ali."
"Ele é mais fácil de ver e, por isso, as pessoas o consideravam........
