No fim de semana passado, enquanto eu esperava na fila para comprar uma lâmina de barbear na farmácia, vi uma prateleira inteira de vitaminas, ordenadas por idade e sexo. Havia vitaminas para crianças, para adultos de 30 anos, 40 anos, 50 anos, em caixas azuis para homens e rosas para mulheres. Refleti que muitos fazem escolhas nos investimentos da mesma forma, ou seja, apenas com base na idade e no gênero. Será que isso é o mais adequado?
Para entender o que seria uma escolha adequada, vou explicar como eu compro vitaminas. Talvez fique claro por que muitos confundem e seguem um processo padronizado nos investimentos. Não estou dizendo que aquelas vitaminas possam fazer mal a quem as toma, mas questiono a eficácia para pessoas com necessidades específicas. Claro que houve pesquisa para definir as vitaminas em cada caixa, mas elas atendem ao indivíduo médio. Talvez você seja como eu, ou seja, diferente da média.
Semestralmente, realizo exames de sangue e minha nutróloga avalia de quais vitaminas preciso, considerando meus objetivos. A idade cronológica não é a maior responsável pelo que meu corpo........