Eleição de Trump deve impulsionar SpaceX de Musk
A eleição de Donald Trump para mais um mandato como presidente dos EUA deve ter impacto considerável no programa espacial americano, em particular no retorno à Lua.
Não que o objetivo central vá mudar –isso é improvável, já que foi justamente durante a gestão anterior de Trump que a meta de levar astronautas ao solo lunar foi estabelecida pela Nasa, e isso por ordem da Casa Branca.
Porém, a ênfase do programa Artemis pode mudar. Em vez de mero retorno à Lua, ele pode se converter de maneira mais concreta em uma preparação para um objetivo ainda maior, uma inédita viagem tripulada a Marte.
Afinal de contas, já há um veículo espacial em pleno desenvolvimento pela indústria americana para ir a Marte –e é o mesmo que a agência espacial dos EUA já pretendia usar para colocar as primeiras botas na superfície lunar no século 21, quem sabe ainda antes do final de 2026 (spoiler: não vai dar tempo, nem com muita ajuda).
A chave para isso é o superfoguete faz-tudo da empresa SpaceX, o Starship, projeto capitaneado por Elon Musk, o polêmico (mas inegavelmente inteligente) bilionário que se tornou aliado de primeira hora de Trump na última campanha presidencial.
É impossível não pensar que a SpaceX........
© UOL
visit website