Acordo da carne entre Brasil e Japão passa pelos Estados Unidos
A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
O acordo entre Brasil e Japão para a abertura do mercado japonês para a carne bovina brasileira deve passar mesmo por um acerto político. E envolve os Estados Unidos.
Uma abertura apenas com o envio de técnicos e missões do Japão para o Brasil demandaria muito tempo. Por isso, está sendo costurado um acordo que teria o mercado americano como referência das condições sanitárias brasileiras.
Isso encurtaria o início das exportações brasileiras que, em princípio, já poderiam ocorrer a partir de agosto, esperam os negociadores. A proposta que está sendo discutida entre autoridades brasileiras e japonesas é a de que a aceitação sanitária dos Estados Unidos valeria como garantia da qualidade da carne brasileira.
Quando o Brasil abriu o mercado dos Estados Unidos, a esperança era de que Japão, Coreia do Sul e outros mercados que negociam carne de qualidade também avançassem nas negociações com os brasileiros. Isso não ocorreu à........
© UOL
