menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Se eu fosse o autor de 'Vale Tudo'

5 0
24.10.2024

A nova onda de remakes de novelas consagradas ensina fatos importantes sobre o universo de fãs da teledramaturgia brasileira.

A primeira e mais óbvia lição é que qualquer novela, após ser exibida, passa a pertencer a quem a assistiu. Não estou falando de direitos autorais e conexos, que cabem à Globo e a muitos dos envolvidos em cada produção, mas das lembranças que permanecem no imaginário de cada um.

Um publicitário talvez chamasse isso de "recall". Prefiro falar em memória afetiva.

Só se refaz novela que teve algum tipo de impacto sobre sua audiência original. E esse impacto, com o tempo, se congela no HD mental do espectador como uma lembrança especial, boa ou ruim, amorosa ou triste, mas só dele.

Num país como o Brasil, em que se discute sobre novelas em redes sociais, fóruns de internet e, não raro, na mesa do bar, é muito fácil observar como os fãs do gênero se sentem donos das tramas que os encantaram.

Caso houvesse alguma dúvida a respeito, a decisão da Globo de refazer "Vale Tudo" trouxe à tona a delicada e curiosíssima relação de posse do espectador com a novela.

Não fazemos a menor ideia sobre como se escala o elenco de um folhetim, mas cada um de nós tem........

© UOL


Get it on Google Play