We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Esforço de Braga Netto e Mourão em apagar crueldades da ditadura é violação

6 54 163
01.04.2022

Há 58 anos, no dia 31 de março de 1964, aconteceu o golpe militar no Brasil. O presidente João Goulart foi deposto e teve início a ditadura militar, que durou até 1985. Nesse período, pelo menos 434 pessoas foram mortas ou vítimas de desaparecimentos forçados. Não havia liberdade, havia censura.

Quem desobedecesse o governo militar, quem contasse o que de fato ocorria, quem se organizasse para enfrentar o autoritarismo era preso, torturado, morto ou desaparecia. Cerca de 20 mil pessoas foram torturadas de maneira extremamente cruel sob custódia e a mando do Estado.

Colunistas do UOL

Essa é a história desse período.

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) considerou que os agentes da ditadura cometeram crimes contra a humanidade. Qualquer tentativa de negar ou reescrever esses acontecimentos é uma nova violação de direitos humanos.

Neste ano eleitoral de 2022, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, saudou a data dizendo que "a Nação salvou a si mesma!". O ministro da Defesa, general da reserva Braga Netto, cotado para ser vice........

© UOL


Get it on Google Play