Reta não é o caminho mais rápido entre dois pontos na descida
"Eu, Johann Bernoulli, me dirijo aos matemáticos mais brilhantes do mundo. Nada é mais atraente para as pessoas inteligentes do que um problema honesto e desafiador, cuja possível solução conferirá fama e permanecerá como um monumento duradouro." Assim começa o artigo "Um Novo Problema para cuja Solução os Matemáticos estão Convidados", publicado pelo suíço Johann Bernoulli (1667–1748) no periódico Acta Eroditorum, em junho de 1696.
Tratava-se de encontrar a trajetória de um objeto que, sujeito a um campo gravitacional constante, se desloca entre dois pontos, sem atrito e com velocidade inicial nula, no menor tempo possível. Ficou conhecido como o problema da braquistócrona, do grego "brákhistos khrónos", que significa "tempo mais curto".
"Seguindo o exemplo dado por Pascal, Fermat, etc, espero ganhar a gratidão de toda a comunidade científica colocando diante dos melhores matemáticos de nosso tempo um problema que testará seus métodos e a força de seu intelecto", explica Bernoulli, acrescentando: "Se alguém me comunicar a solução do problema proposto, eu o declararei........
© UOL
visit website