Médico perde licença no Reino Unido e afeta imagem de psicodélicos

O órgão fiscalizador de conduta médica do Reino Unido, Medical Practitioners Tribunal Service (MPTS), suspendeu terça-feira (5) por um ano a licença do psiquiatra Ben Sessa por ter mantido relacionamento amoroso com uma ex-paciente. A repercussão não é boa para a convalescente ciência psicodélica.

Sessa é uma celebridade no meio, tendo figurado com destaque no documentário da Netflix "Como Mudar sua Mente". A ele se credita a invenção do termo Renascimento Psicodélico, título de um livro seu de 2017 –aliás muito bom, está na bibliografia de meu "Psiconautas – Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira" (Fósforo Editora, 2021).

Terá contribuído para a penalidade o fato de Sessa admitir má conduta ao se relacionar com a mulher. Ele interrompeu o tratamento antes do namoro, mas a paciente já havia tentado suicídio antes do tratamento. Voltou a fazê-lo depois de se relacionar com ele e morreu; o marido, de quem aparentemente estava separada, denunciou o psiquiatra, segundo Evans.

Os juízes do caso consideraram que Sessa falhou como médico em várias ocasiões. Para começo de conversa, apontaram que ele a atendeu certa vez num pub, enquanto a moça ingeria bebida alcoólica.

O psiquiatra, mesmo admitindo deslizes, alegou que a ex-paciente era persuasiva e atraía para si a responsabilidade por estarem envolvidos. Sessa usou em seu testemunho uma frase que ainda vai assombrá-lo, como anotou Jules Evans no Substack: "Esse capítulo [foi] um desvio [blip] trágico em minha carreira de resto excelente".

A trajetória do médico e pesquisador de fato chamou atenção. Na Universidade de Bristol, ele se associou a David Nutt, respeitado psicofarmacologista britânico, depois líder de um pioneiro grupo psicodélico no Imperial College de Londres.

Orgulhava-se de ter sido, como voluntário de pesquisa, a primeira pessoa a receber legalmente no Reino Unido, após 35 anos de proibição, uma injeção de substância psicodélica (psilocibina, no caso). Foi um dos fundadores da conferência psicodélica Breaking Convention e tocava uma clínica de........

© UOL