Lula bombeiro joga gasolina na fogueira do clima
Amazônia e cerrado ardem, cobrindo mais da metade do Brasil com um manto de fuligem. Entre as grandes cidades do mundo, São Paulo tem a pior qualidade do ar. Rio Branco, no Acre, sufoca com o dobro de poluentes da capital paulista.
Diante do sinistro ambiental e de saúde, o país descobre que a mangueira do Estado para debelar as chamas está furada. Isso quando não a utiliza para deitar mais combustíveis fósseis na fornalha da mudança climática.
De um Congresso de onde só se esperam coisas ruins veio isso mesmo. Os 290 deputados e 50 senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária fingiram não saber que a culpa pelas queimadas é do agro e cobraram explicações da titular do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede).
Ela as deve, por certo, como todo ocupante de cargo público. Mas até o carpete do Salão Verde danificado no 8 de janeiro por simpatizantes da bancada ruralista sabe que a ministra é uma das poucas na Esplanada a fazer algo contra os incêndios.
A incongruência mora no Planalto. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu para posar de bombeiro, mas o que o presidente diz e faz na........
© UOL
visit website