Conheça nova página sobre psicodélicos no Brasil

Surge na forma de uma página na internet a mais nova iniciativa brasileira dedicada a terapias com psicodélicos: Camp, Centro Avançado Medicina Psicodélica. E nasce com a ambição de facilitar a chegada ao SUS de uma substância bem brasileira, a dimetiltriptamina da jurema-preta (Mimosa tenuiflora).

A DMT é velha conhecida do grupo do físico e neurocientista Dráulio de Araújo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que lidera o Camp. Dali saiu em 2018 o primeiro ensaio clínico duplo cego controlado por placebo a testar a DMT, no caso a da ayahuasca, para combater depressão.

Em 2021, a equipe do Instituto do Cérebro (ICe-UFRN) passou a trabalhar com inalação de DMT pura, e não misturada com outros compostos como no chá cerimonial do Santo Daime. Embora exista DMT sintética, a opção foi extraí-la da jurema-preta, árvore abundante na caatinga, usada ritualmente por povos do sertão semiárido.

A DMT da jurema foi testada num estudo de fase 2 com pessoas que têm depressão resistente, forma da doença que não melhora com os antidepressivos disponíveis. Um artigo científico foi publicado mostrando os primeiros resultados, bem positivos, e outro está por vir, sobre 14 pacientes acompanhados........

© UOL