Com o que sonham drosófilas?
O romance que deu origem ao filme "Blade Runner" se chamava, no original de Philip K. Dick, "Sonham Androides com Carneirinhos Elétricos?" E moscas-da-fruta (Drosophila melanogaster), se de fato tiveram algo equiparável ao sono REM, com o que sonharão?
Quem nasceu no século 20 aprendeu na escola que uma pergunta dessas não faria sentido. Segundo a biologia dominante, nenhum mamífero —exceto humanos— apresentaria faculdades mentais como razão, consciência e sonhos. Se não valia nem para parentes primatas, muito menos para insetos, moluscos ou crustáceos.
Pois bem: a fila andou. Precisamos começar a pensar na eventualidade de moscas sonharem, abelhas brincarem, sépias terem memórias detalhadas e peixes paulistinha serem providos de curiosidade.
Em 19 de abril um grupo de cientistas cognitivos e filósofos publicou a Declaração de Nova York sobre Consciência Animal, na qual afirmam três pontos sobre a questão, mesmo reconhecendo toda a incerteza envolvida:
Um, que há forte base científica para atribuir experiência consciente a outros mamíferos e aves.
Dois, que a evidência empírica indica uma possibilidade realista de haver experiência consciente em todos os vertebrados, incluindo........
© UOL
visit website