We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Quênia aposentou urna eletrônica e vive polêmica sobre fraude no papel

5 40 23
15.07.2022

A discussão exaustiva e quase ridícula que temos hoje sobre urnas eletrônicas às vezes é comparada com outra que teve lugar no Congresso Nacional há alguns anos. São duas conversas muito diferentes.

A briga de faca no escuro levada adiante em redes sociais não tem relação com a parte técnica do sistema de votação, mas com criar a qualquer custo um questionamento sobre a credibilidade dele. Não é pouca coisa. Disso depende a estabilidade institucional.

Colunistas do UOL

Anos atrás, tivemos questionamentos completamente diferentes. À medida que a tecnologia evolui, os sistemas de informática acabam ficando mais vulneráveis. É natural. Não existe sistema perfeito.

Cientistas e técnicos sérios apontaram questões que precisavam ser endereçadas. Congressistas experientes de diversos matizes ideológicos ouviram esses técnicos e tentaram vislumbrar passos em direção a novas soluções.

O Tribunal Superior Eleitoral em parte colaborou e em parte teve uma postura arrogante. A preocupação em dizer que o sistema era........

© UOL


Get it on Google Play