Amanda Criscuoli é a mulher mais jovem a encadenar a Problema de uma Geração

Se o leitor não entendeu nada do título aí de cima, ou acha que faltou alguma letrinha em algum lugar, não se assuste, já, já a gente explica direitinho. O blog tem falado um bocado de escaladas em suas várias modalidades, e até tentamos mudar um pouco o rumo da prosa —mas nesta semana especialmente não dá para fugir do assunto, que chega com um gostinho de vitória empoderada: mostrar a conquista da jovem gaúcha Amanda Criscuoli Tavares, de apenas 17 anos, que no sábado (24) encadenou, ou seja, escalou sem nenhuma queda, de uma tirada só, uma via de graduação 10a em Noel Rocks, paredão icônico de Caxias do Sul (RS), tornando-se a mulher mais jovem a vencer de uma tirada uma rota deste nível de dificuldade no Brasil.

Para quem não está familiarizado com a terminologia do mundo do montanhismo, uma via de grau 10, na escala adotada no Brasil (que não é universal, por sinal, vários países têm tabelas próprias com graduações bem diferentes), é a de maior nível de dificuldade disponível numa faixa que vai de 1 a 10. A letrinha minúscula ao lado indica que se trata de uma rota definida em pedra, não se tratando de escalada indoor —aquela das bolotas coloridas pregadas numa parede no fresquinho do ar condicionado.

A ascensão da via batizada pelo provocador nome de "Problema de uma Geração" foi uma grande conquista não só pelo registro da pouca idade de Amanda mas por ser ela a primeira mulher a........

© UOL