Adeus, legumes cozidos no vapor

Aposentei minha panela a vapor depois que descobri as maravilhas da técnica da glaçagem. Legumes glaceados ficam brilhantes, untuosos e suculentos, enquanto aqueles que são cozidos a vapor mais nos fazem lembrar dietas, geralmente mal-sucedidas. Afinal, quem é que consegue comer por dias e dias seguidos legumes aborrecidos?

Glacear significa cozinhar ou finalizar a cocção num líquido adocicado. É bastante simples, eleva o sabor dos legumes e pode ser aplicada na cozinha de casa com poucos ingredientes. Uma base líquida, uma fonte de dulçor e outra de gordura, e o jogo está feito.

Quer um exemplo prático? Uma cenoura, cortada em palitos finos ou em rodelas —na diagonal, para ficar elegante—, pode ser salteada com azeite numa panela wok e depois glaceada no suco de laranja. O suco pode ser substituído por caldo de legumes e açúcar e ser sempre incrementado com temperos, como o molho de soja e o gengibre. Quem tiver coragem e topar uma dose extra de açúcar nos legumes poderá testar derreter uns cubos de goiabada cascão no caldo de legumes —essa é uma das minhas combinações favoritas, que guardo para os dias........

© UOL