Mentoria pode aumentar interesse por carreiras de Stem/economia?
Os alunos brasileiros concluem o ensino médio, em média, com 17 e 18 anos. Nesse momento da vida, a chance de escolher um curso superior e, mais tarde, se arrepender é grande. Primeiro, os interesses dos estudantes nessa idade podem ser variados, e muitos enfrentam dificuldades para relacioná-los a uma carreira específica, principalmente devido à falta de informação sobre os cursos disponíveis. As dificuldades aumentam quando os alunos são a primeira geração da sua família a tentar uma carreira universitária.
Em resposta a esse desafio, muitas escolas têm trabalhado nisso levando profissionais de diferentes áreas para falar sobre suas trajetórias. Porém, essas iniciativas nem sempre são suficientes. Além disso, a família exerce um papel fundamental nas decisões de carreira de seus filhos, tanto oferecendo apoio às suas escolhas quanto desaprovando-as, chegando até a pressioná-los a seguir uma carreira específica.
As desistências ao longo do ensino superior e a insatisfação com o curso escolhido levantam preocupações sobre a adequação da orientação recebida durante a transição do ensino médio para a universidade. Essa situação é ainda pior para estudantes de origens menos favorecidas ou com acesso limitado a melhores........
© UOL
visit website