O que você viu no BBB 26 foi uma crise epiléptica, e não convulsiva |
Em português claro, o que aconteceu no Big Brother Brasil com o ator Henri Castelli foi uma crise epiléptica. E isso não quer dizer que o ex-participante do reality show tenha epilepsia — embora ela também possa dar as caras em gente adulta de qualquer idade, fique sabendo.
Entenda: "Calcula-se que de 8% a 10% das pessoas absolutamente saudáveis tenham uma crise epiléptica ao longo da vida", diz a neurologista Margarete Carvalho, do Hospital Samaritano, em São Paulo, que é também professora da Faculdade de Medicina do ABC. "Epilepsia é outra coisa: ela é uma doença em que o paciente sofre de crises epilépticas recorrentes", diferencia.
O neurologista Luís Otávio Caboclo, especialista nessa condição, descreve o que acontece: "No cérebro, a transmissão de informação de um neurônio para outro se dá por meio de impulsos elétricos com uma voltagem baixíssima, tão baixa que a gente nem percebe", começa. Fato, ninguém sai por aí sentindo que sua cabeça é uma máquina ligada na tomada.
José Fucs
Recuo de Toffoli no Master expõe contradições do STF
Sakamoto
Flávio e Michelle acirram disputa pelo espólio de Jair
Mariana Barbosa
Reag e a ligação do Master com o crime organizado
Casagrande
Risco de lesões: Palmeiras vive fase da perna pesada
"Uma crise epiléptica, por sua vez, acontece quando existe uma descarga elétrica excessiva, desorganizada e anormal dos neurônios", continua o médico do Einstein Hospital Israelita e professor de neurologia da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. "Mal comparando, ela é a manifestação clínica de um curto-circuito."
O problema pode surgir em uma região bem específica do cérebro. Aí, os neurologistas dizem que a crise é focal. Ou pode, de cara, se alastrar pelos dois lados, ou hemisférios cerebrais, provocando uma crise generalizada. "Saber se é um caso ou outro é importante para a........