O escritor e humorista Millôr Fernandes dizia que os pessimistas têm vantagem sobre os otimistas porque ficam felizes quando erram e quando acertam. O ano de 2023 desafiou as piores previsões pessimistas, mas está fechando, nos Estados Unidos, com notícias melhores para os trabalhadores.
Em setembro, Joe Biden se tornou o primeiro presidente da história americana a se juntar a um piquete de greve numa fábrica da General Motors no estado de Michigan, com o detalhe do megafone que usou para encorajar os sindicalistas a resistir até ter "o aumento que vocês merecem."
Na mesma semana e no mesmo estado, Donald Trump visitou, a convite da direção, uma fábrica de peças de automóveis cujos empregados não são sindicalizados. Mas contem com a imprensa americana para não destacar esta distinção quando descreve como os dois pré-candidatos cortejam o voto de trabalhadores.
O ano de 2023 deve ser lembrado como excepcional para os que pegam no batente nos EUA.
O crescimento da desigualdade econômica, ao longo de décadas, foi impulsionado pelo declínio dos sindicatos, a partir dos anos 1980. A classe média americana foi construída, em boa parte, pela adesão em massa aos sindicatos........