A realização da próxima cúpula —a 14ª que Portugal e Brasil realizam ao longo de dois séculos de relações diplomáticas— em 19 de fevereiro de 2025, em Brasília, anunciada nesta quarta-feira (20) em São Paulo pelo premiê português, Luís Montenegro, é mais do que um simples evento político ou diplomático.
Em um momento de intensificação dos fluxos migratórios, do fortalecimento das indústrias criativas e de um ambiente de negócios em plena expansão, essa cúpula —da qual também participará o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa— promete ser um marco essencial para consolidar avanços e abrir novas portas.
Depois de anos de pausa —Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro não eram os maiores adeptos do país luso— a cúpula anterior, em Lisboa, em abril de 2023, mostrou o novo potencial transformador da parceria entre o maior país da América do Sul e o seu irmão de língua europeu.
Na ocasião, o encontro realizado em Portugal foi um sucesso. Deu grande destaque às questões da mobilidade entre cidadãos, e nele foram assinados 13 acordos bilaterais........