Vai viajar de carro com seu gato? Veja dicas para segurança e bem-estar do pet

Fazer uma viagem de carro com um gato pode ser um passeio bem tranquilo —dependendo da personalidade do seu bichano, é claro. Enquanto alguns felinos até curtem dar uma voltinha, outros ficam muito estressados.

"Gatos muito assustados chegam a hiperventilar por estresse, alguns ficam com a boquinha aberta", diz Lia Nasi, veterinária especialista em felinos. Nesses casos, é melhor não levar o animal em viagens e deixá-lo em casa, onde ele fica mais confortável, sob os cuidados de uma cat sitter ou outra pessoa de confiança.

Se o seu gato aceita melhor o transporte de carro, é possível fazer uma boa viagem com ele. Veja a seguir dicas a segurança e bem-estar do seu pet durante o trajeto.

Mais

Cuidado com a temperatura do carro

Quentinhos por natureza, os felinos têm temperatura corpórea que varia de 38,1ºC a 39,2ºC —maior do que a nossa, que costuma ficar entre 36,1ºC e 37,2ºC. Nos dias de muito calor, se for transportar o seu gatos no carro, é importante ligar o ar condicionado. Além do estresse, eles podem começar a hiperventilar por causa das altas temperaturas.

"Uma temperatura agradável para a gente, quando vestimos uma blusa leve de manga comprida, por exemplo, é boa para eles também", afirma Lia.

Mas não deixe o vento do ar-condicionado voltado para o bichano, alerta a veterinária. Assim como a gente, eles também podem ficar doentes, principalmente se for um gato que já tem tendência a rinite ou sinusite.

Para carros sem ar-condicionado,........

© UOL