Os que disputam lugar no pódio e os que sonham sair das ruas
O artigo a seguir, sob o título "Os Invisíveis Olímpicos", é de autoria de Danilo Fontenelle, juiz federal. (*)
No último dia 26 de julho, começaram as Olimpíadas. O lema é "Citius, Altius, Fortius", que em latim significa "Mais Rápido, Mais Alto, Mais Forte." Esse mote reflete o espírito de superação e excelência que é a essência dos Jogos Olímpicos.
Novos campeões surgirão. Recordes serão quebrados. Os agora melhores serão celebrados e escreverão seus nomes nos registros da história, numa ode ao espírito humano e à perseverança.
Todas as modalidades são fascinantes. É bom ver pessoas que se dedicaram durante anos para uma oportunidade de subir ao pódio. São esforçadas, dedicadas, concentradas e quase obsessivas por uma chance de conseguir reconhecimento.
Mas o que me fascina mesmo são as pessoas que vivem (e nem sempre superam) suas dificuldades e limitações. Não visam nenhum ouro, prata ou bronze, mas apenas viver (ou sobreviver). Lutam para serem pessoas comuns.
Nossa cidade, tão iluminada e festiva, está vendo cada vez mais pessoas pedindo algo para comer nos sinais. Alguém as ensinou a escrever seus pedidos em papelões, e já se tornou comum percorrerem os corredores dos carros com olhares esperançosos........© UOL
visit website