Desembargador volta ao cargo de juiz auxiliar de Dias Toffoli
O desembargador Carlos Vieira Von Adamek, do Tribunal de Justiça de São Paulo, ficará à disposição do Supremo Tribunal Federal, a partir desta quarta-feira (14), para atuar como juiz instrutor substituto no gabinete do ministro Dias Toffoli.
Retornará ao cargo que ocupou em 2010, quando auxiliou Toffoli no julgamento do mensalão. Braço-direito do ministro, ele foi influente em vários órgãos de Brasília.
O TJ-SP aprovou, por unanimidade, solicitação do ministro Luis Roberto Barroso, que convocou o desembargador sem prejuízo de suas atribuições na 2ª Câmara de Direito Público.
A assessoria de imprensa do tribunal informou que Adamek "continuará a participar das sessões e julgar os processos que a ele forem distribuídos (como se deu em relação a todas as convocações anteriores desde 2016)."
"A convocação para o cargo de juiz instrutor, por força de lei, se dá pelo prazo de seis meses e se deu em substituição de magistrado anteriormente convocado e atualmente em gozo de licença médica. Não haverá mudança nas vantagens e direitos percebidos do TJ-SP."
No final de 2016, o então corregedor João Otávio de Noronha nomeou Adamek juiz auxiliar. O desembargador havia sido secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral, na gestão de Toffoli, até maio daquele ano.
Uma resolução do CNJ determinava que a designação de........
© UOL
visit website