Situação na Venezuela cria dificuldade de comunicação ao governo brasileiro
Após as eleições da Venezuela no domingo (28), as redes sociais foram dominadas por comentários relacionados tanto ao processo eleitoral quanto às ações e pronunciamentos de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela.
Ainda naquele domingo, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que é o órgão eleitoral do país, anunciou que Maduro foi o vencedor das eleições. Desde então, há uma instabilidade no xadrez político global e a comunicação se torna elemento fundamental nessa disputa.
Assim que o anúncio foi realizado pelo órgão eleitoral, Rússia e China reconheceram Maduro como vencedor das eleições, enquanto países como Brasil, Estados Unidos e Espanha passaram a cobrar publicamente pela divulgação das atas eleitorais para que os resultados pudessem ser verificados.
As pesquisas de intenção de voto apontavam para uma vitória do candidato da oposição Edmundo Gonzáles.
O governo brasileiro ficou em uma posição delicada, uma vez que precisa lidar com cautela com essa situação, principalmente em decorrência das questões diplomáticas que envolvem os dois países e também os organismos internacionais.
Nesse cenário, essa posição virou alvo de ataque nas redes sociais, ainda mais após países vizinhos como Chile, Argentina e Uruguai terem questionado a vitória de Maduro. A situação piorou ainda mais após a nota dos Estados........© UOL
visit website