Fé e religião são usadas como instrumento retórico nas redes sociais

O uso de símbolos religiosos na esfera política se disseminou nas redes sociais na semana da Páscoa. Aproveitando-se de que as histórias como a do caminho do calvário de Jesus e da traição de Judas são amplamente divulgadas nas missas, cultos ou em filmes na televisão, os políticos aproveitam para se elevar ou atacar seus adversários através de analogias.

É uma estratégia comum das equipes de comunicação de fazer associações com imagens e eventos que sejam consolidados no imaginário popular. Dessa forma, utilizar trechos da Bíblia para reforçar uma ideia ou fazer comparações facilita a compreensão da mensagem transmitida.

O uso de parábolas, metáforas e analogias não fica restrito aos profissionais de comunicação. Grande parte dos bons contadores de histórias faz uso desses recursos para ampliar a ressonância com seus interlocutores. Por essa razão, as histórias bíblicas ganham relevância por serem amplamente conhecidas e lembradas.

Na semana passada, por exemplo, Davi, um dos participantes do Big Brother Brasil, contou ao vivo a história de Davi e Golias para reforçar sua fé e um dia após briga com outro participante do reality. A história é muito utilizada para transmitir esperança de que alguém com menos força ou expressão é........

© UOL