Governo brasileiro não vê desfecho célere para guerra dos EUA no Irã |
Governo brasileiro não vê desfecho célere para guerra dos EUA no Irã
A equipe do presidente Lula não aposta em um desfecho célere para a guerra dos Estados Unidos no Irã.
Os americanos lançaram um ataque conjunto ao país, ao lado de Israel, no último fim de semana. De lá para cá, o líder supremo do regime teocrático foi morto e uma série de baixas consideráveis foi propagandeada, mas o impasse parece longe do fim.
Alguns itens pesam na avaliação que está sendo feita em Brasília. O Irã tem cerca de 95 milhões de habitantes e um exército numeroso, com 610 mil integrantes na ativa e mais 350 mil reservistas; a guarda revolucionária do país, braço que executa ações de extrema violência tem tentáculos políticos e, na ausência de um herdeiro aiatolá, pode tomar o poder; por fim, a China não dá sinais de que vá deixar de investir no país, com quem tem um acordo de mais de duas décadas de vigência.
Marco Antonio SabinoVai sobrar para o Haddad mesmo
Vai sobrar para o Haddad mesmo
Wálter MaierovitchComo EUA e Israel eliminaram 'símbolo do mal'
Como EUA e Israel eliminaram 'símbolo do mal'
Josias de SouzaPesquisa mostra que Lula tem calcanhares de vidro
Pesquisa mostra que Lula tem calcanhares de vidro
Alicia KleinBap é um homem machista, privilegiado e covarde
Bap é um homem machista, privilegiado e covarde
O temor é que o regime de Khamenei seja substituído por um de perfil ainda mais radicalizado por conta do conflito, em especial depois que o próprio presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os nomes cotados pela Casa Branca para assumir o comando do Irã acabaram mortos durante os ataques.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Jovem Pan é condenada a indenizar família de estudante morto por policiais
Atacante se redime, e Botafogo busca empate no Equador na pré-Libertadores
EUA dizem ter destruído 17 navios e atingido quase 2.000 alvos no Irã
Mulher 'fitness perfeita' diz que corpo definido afasta homens 'daddy body'
Resumo novela 'Três Graças' da semana: confira capítulos de 4/3 a 14/3