Para onde deve caminhar o urbanismo?

O urbanismo como ciência aplicada está sempre se desenvolvendo, com o objetivo de criar e aprimorar os ambientes construídos, a operação e o funcionamento das cidades. À medida que os núcleos urbanos se expandem e se transformam, os problemas enfrentados pelos planejadores se tornam mais complexos, e fica mais evidente a necessidade de encontrar alternativas que possam lidar com esses novos desafios de forma eficiente.

A transversalização dos padrões que tratam de questões relacionadas à diversidade, equidade e inclusão deixa de ser um objetivo estratégico de médio prazo para se transformar em necessidade de ações imediatas, que merecem maior atenção e visibilidade em nossas cidades.

Nas grandes metrópoles, deve se consolidar a tendência da utilização de modelos que incentivem a estruturação de centralidades. O estímulo à descentralização do espaço urbano, com foco na geração de dinâmicas para convivência social de forma mais ampla, pode ajudar as cidades caminharem nessa direção.

Outra orientação importante é a indução de melhorias que fomentem a vida e a socialização ao ar livre, com centros urbanos bem estruturados para pedestres, seguindo princípios de desenho universal, incentivando todos a interagir e aproveitar o espaço público de forma equânime.

À medida que a........

© UOL