menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

É preciso acabar com DDD: Desvalorização, Discriminação e Desigualdade

2 0
15.12.2024

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

benefício do assinante

Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

benefício do assinante

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

O Brasil precisa acabar com o DDD. Não me refiro ao sistema de telefonia que conecta pessoas dos diferentes estados e municípios pela discagem direta a distância. Falo do ciclo vicioso de Desvalorização, Discriminação e Desigualdade da população negra, coisa que o procurador do estado do RS Jorge Terra, homem preto, batizou de DDD.

A desvalorização se traduz no olhar para pretos e pardos como uma gente inferior, sem reconhecer o potencial da maioria do povo brasileiro, que cotidianamente é desrespeitado e maltratado.

A discriminação se dá pelo tratamento desigual e injusto em razão da aparência.

Resultado da discriminação, a desigualdade leva a uma série de conclusões tão equivocadas quanto cruéis, como a associação do negro à hostilidade, periculosidade, baixo padrão moral, menor capacidade intelectual, entre outros absurdos.

Na semana passada, a Academia Riograndense de Letras (ARL) produziu um exemplo lamentável de DDD. Foi na entrega da Premiação Literária 2024, quando o presidente da entidade disse que o cenário literário do RS é........

© UOL


Get it on Google Play