We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O que também está em causa nestas eleições 

2 1 0
03.10.2019

Há quem vote sempre no mesmo. Independentemente do líder, do histórico, do partido, das incoerências ou dos erros, há quem vote num símbolo, numa cor, numa ideologia, numa ideia preconcebida, por mais datada que esteja. Há também quem vote em pessoas. Porque são mais simpáticas, porque parecem gente séria ou porque têm graça. E há, depois, aqueles para quem o voto é uma decisão complexa. Muito complexa, às vezes. Para esses, a escolha do próximo domingo pode ser difícil.

Se pensarmos que o país vai "recrutar" 230 deputados de uma só vez, a quem será entregue a tarefa de governar Portugal, isso já é, por si só, uma tarefa hercúlea. Conhecer os candidatos, estudar-lhes o currículo e avaliar-lhes o caráter dá trabalho. Se acrescentarmos os programas eleitorais, que demoram tempo a ler - e, às vezes, são mesmo uma perda de tempo -, rapidamente percebemos que a cidadania, quando a queremos levar a sério, exige sacrifício.

As eleições, porém, são mais que isso. São também uma avaliação da coerência e do caráter político dos seus protagonistas. Da sua capacidade em assumir responsabilidades........

© TSF Rádio Notícias