O jornalismo de influencers |
O jornalismo já teve melhores dias e isso não é novidade para ninguém. A fronteira entre opinião e a notícia pura e dura foi-se esbatendo, permitindo a entrada em ação de outros protagonistas. Há uns anos, não muito distantes, os políticos, atores, atletas, empresários e por aí fora, faziam ‘fila’ para serem entrevistados pelos principais jornais, em papel ou formato digital, rádios ou televisões, mas agora preferem, muitas vezes, sê-lo por humoristas, influencers, comentadores ou, no caso dos políticos, por colegas de profissão. Isto é, políticos entrevistados por políticos.
Na maior parte dos casos, penso que pretendem alcançar novos públicos e nada melhor do que seguir a ‘onda’. É assim que Ricardo Araújo Pereira, um ex-comunista convicto, e líder de audiências, bem como outros humoristas fazem entrevistas políticas.
Não foi assim há tanto tempo que uma parte da classe jornalística, e não só, se revoltou contra o facto de a jornalista Maria João Avillez, então sem carteira profissional, ter entrevistado Luís Montenegro. Avillez que é uma jornalista consagrada e que nunca escondeu as suas preferências políticas, mas nem por isso os políticos duvidaram alguma vez da sua........