A semana (de 9 a 14 de janeiro) |
SEXTA, 9
Os presos políticos começam a sair das prisões venezuelanas
Não gostei de ver Trump falar de petróleo, e não de presos políticos e direitos humanos, na sua primeira declaração depois da prisão de Maduro. Entendo perfeitamente que a exploração do petróleo é fundamental para recuperar a economia venezuelana. Mas os presos políticos que enchiam as prisões da Venezuela, só porque discordavam do regime Chavista, mereciam o apoio do Presidente norte-americano.
Na semana seguinte, felizmente, os presos políticos começaram a ser libertados. As imagens de alegria, de emoção com o reencontro com as suas famílias e amigos, serão marcantes para a história da Venezuela, como foi a libertação dos presos políticos de Caxias em 1974. Espero que continuem a ser libertados e que a prisão política chegue ao fim na Venezuela. Se hoje centenas de venezuelanos recuperaram a sua liberdade, injustamente esmagada pelo regime Chavista, deve-se aos Estados Unidos. O resto não passa de conversa, especialmente por parte daqueles que atacam os americanos no conforto das suas casas e nunca viveram em ditaduras como os venezuelanos.
SÁBADO, 10
A luta dos iranianos pela liberdade...
Apesar da luta comum pela liberdade, o que se passa no Irão tem pouco a ver com a Venezuela. No Irão, não houve intervenções militares externas. Foram os iranianos que chegaram a um ponto em que já não aguentam viver numa ditadura teocrática. Os protestos emergiram por todo o país, entre os ricos, os pobres e a classe média, os homens e as mulheres, os estudantes e os trabalhadores, os jovens e os velhos. Estamos a........