A democracia em risco |
Os meus leitores têm memória de alguma democracia ‘exportada’ pelos Estados Unidos que tenha funcionado ou esteja a funcionar?
É que eu não tenho.
No passado recente, recordo o Iraque, a vergonhosa fuga do Afeganistão tantos mortos depois, numa missão que arrastou a NATO e até Portugal para a região. A Líbia e a Síria são apenas mais dois exemplos. Em nenhum desses territórios se conseguiu um mundo melhor, depois do derrube dos ditadores, sem nenhum plano sério que conseguisse aplicar uma verdadeira democracia, liderada por alternativas fortes e aceites pelo povo de cada um destes países.
O Irão pode ser o próximo naufrágio, se for seguido o que Trump está a anunciar.
É bom recordar a História, para não a repetir. Já foi a América a matar toda a esperança no democratizar daquele país quando financiou o fomentou a revolta que levou ao poder Reza Pahlavi em 1925. Na altura, a ideia era entregar a exploração do petróleo a empresas americanas e britânicas. É verdade que o Irão se abriu aos valores ocidentais, teve desenvolvimento na agricultura, as mulheres ganharam liberdade, mas a mão de ferro do Xá e a sua sinistra polícia política afastaram o povo do........