Quinta semana de debates presidenciais: Cotrim está out, Seguro está in, Gouveia e Melo está off, F’lipe está flop, e Ventura diz que estão todos contra si |
Sábado, 13 de Dezembro
Vítor Gonçalves regressa aos debates e recebe André Ventura e António Filipe na RTP. Tal como Clara de Sousa na SIC dias antes, o moderador agarrou a contradição do Chega relativa à greve geral. “Como é que em tão pouco tempo o senhor mudou de opinião?”. Ventura: “Foi o contrário” e mostrou mais um papel, parecia a rábula do papel dos Gato Fedorento, qual papel, o papel, qual papel, o papel.
O papel do Ventura era uma notícia do Verão passado do Expresso, em que o Chega exigia recuo às leis laborais: “Isto foi em Agosto, quando todos os meus adversários estavam a dormir, e eu estava a fazer ataque à lei laboral do governo”.
O moderador perguntou a António Filipe: vê em Ventura um defensor dos trabalhadores? “Não. Ventura defende a precariedade. O facto de ter mudado de discurso só revela o sucesso da greve geral. É mudança de discurso mas não de posição. Quando chegar à Assembleia, será a prova do algodão”.
Ventura responde com mais um conjunto de frivolidades, e levanta os braços de indignação, ao ponto de se intrometer no enquadramento do seu adversário. Na generalidade, foi dos debates mais frouxos de Ventura, e isso contagiou até António Filipe.
Quando o candidato comunista refere que o Chega está do lado dos grande interesses económicos e do “consenso neoliberal”, Ventura esboça uma reação, depois hesita, e depois ri-se, ri-se com o mesmo desdém e presunção que os candidatos de esquerda, Catarina Martins e Jorge Pinto, se riram de Ventura noutros debates. António Filipe perdeu uma boa oportunidade de replicar também a vitimização de Ventura nos anteriores casos, “está-se a rir de quê?”, é caso para chorar.
António Filipe: “Ventura só é candidato porque Passos Coelho não quis ser candidato. Quem está contra o sistema sou eu, não Ventura”.
André Ventura: “Fidel Castro, Coreia do Norte, China, Estaline, ditadores, whiskas saquetas”.
Filipe: “O Ventura está sempre a falar da conversa da treta, mas não há conversa mais da treta que a sua, já estava à espera que viesse para aí com esses países........