menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

A próxima crise da economia pode ser digital. E está sendo ignorada, alerta especialista

6 25
01.01.2026

A vida cotidiana da grande maioria da população nunca esteve tão ligada a sistemas digitais, e essa interconexão crescente, paradoxalmente, tem se traduzido em uma vulnerabilidade e insegurança sem precedentes para os usuários. De grandes vazamentos de dados, como o da Equifax em 2017, a falhas cibernéticas recentes em gigantes do varejo, como a britânica Marks & Spencer, a fragilidade das operações comerciais e dos dados na internet é uma realidade difícil de negar.

Diante desse cenário, o professor Associado de Sociologia da Universidade de Calgary, Dean Curran, lança um alerta ainda mais grave: há um risco sistêmico que está sendo ignorado, e a inação pode perdurar “até que surja uma crise massiva em toda a sociedade”.

Para Curran, o problema reside na própria estrutura de poder da nova economia. As corporações que dominam o cenário digital, com suas plataformas de comunicação e novas formas de inteligência artificial, operam sob uma lógica de transferência de responsabilidade. Ele classifica essa dinâmica como um ato de alto risco social.

“As empresas que dominam a economia digital continuam a realizar um experimento social........

© Revista Fórum