Flávio Bolsonaro expõe o projeto de entrega do Brasil a Trump |
Flavio Bolsonaro pediu "pressão diplomática" dos EUA sobre as eleições brasileiras durante evento do CPAC nos Estados Unidos.
No mesmo discurso, ele afirmou que o Brasil será a "solução dos EUA" para quebrar dependência da China por minerais críticos e terras raras.
Lula criticou o episódio e afirmou que o Brasil não pode aceitar ingerência de outro país em seu processo eleitoral.
A declaração sobre terras raras foi interpretada por parlamentares governistas como "traição à pátria" e viroumunição na campanha de Lula.
Em coluna publicada nesta segunda-feira, 30 de março, a jornalista Natália Viana, da Agência Pública, sintetizou no próprio título o núcleo do escândalo: “O ‘moderado’ Flávio Bolsonaro pediu intervenção dos EUA nas eleições”. No palco do CPAC, nos Estados Unidos, Flávio Bolsonaro pediu “pressão diplomática” para que as instituições brasileiras “funcionem adequadamente”.
O episódio deixou de ser apenas leitura de uma coluna quando ganhou confirmação e repercussão em outros veículos. O Metrópoles informou que, no evento, Flávio fez apelo para que os Estados Unidos exercessem “pressão diplomática” sobre as eleições no Brasil.
A CNN registrou que ele disse não querer “interferência estrangeira”, mas, ao mesmo tempo, pediu justamente “pressão diplomática” para que o pleito tivesse, em suas palavras, “valores de origem americana”. O Terra também noticiou que ele pediu que americanos “monitorem a liberdade de expressão” no Brasil e pressionem diplomaticamente o país por “eleições justas”.
A partir daí, a controvérsia entrou de vez no centro da política nacional. O InfoMoney, reproduzindo conteúdo de O Globo, informou que Lula disse a ministros ver na ida de Flávio ao CPAC uma busca de interferência de Donald Trump nas eleições brasileiras e afirmou que o Brasil não pode aceitar ingerência de outro país em seu processo eleitoral.
O que foi dito é grave demais para virar folclore
Em qualquer democracia minimamente séria, um candidato que sobe a um palco estrangeiro para pedir........