Não, eu não me enganei. O nome que alguns conselheiros do presidente estão defendendo para assumir a procuradoria-geral da república no lugar de Augusto Aras é o de Nicolao Dino, irmão do atual ministro da justiça. Lula não demonstrou entusiasmo pelos atuais favoritos à vaga. Nem Paulo Gonet, apoiado pelos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, nem Antonio Carlos Bigonha, apoiado pelo PT. Nenhum deles conseguiu convencer o presidente. Daí a volta das especulações em torno de Nicolao, que já esteve na lista tríplice da PGR nos anos de 2017 e 2021 e, portanto, tem o apoio da classe.

Por motivos óbvios, se Nicolao Dino for realmente indicado para a procuradoria-geral da república, seu irmão, Flávio, dificilmente seria o escolhido para o Supremo Tribunal Federal. E, neste caso, o favorito voltaria a ser Jorge Messias, atual advogado-geral da União. Messias é o preferido de boa parte do PT, contempla setores ligados às igrejas evangélicas e ainda carrega a simbologia de ter estado no cerne de uma das maiores violências do ex-juiz Sergio Moro, a gravação ilegal do diálogo entre a então presidenta Dilma e Lula, que seria nomeado ministro da Casa Civil para tentar impedir o golpe de 2016.

Nicolao Dino tem 60 anos, é subprocurador-geral da República e pertence a um grupo político diametralmente oposto ao de Augusto Aras. Aliás, em 2020, ele protagonizou uma ríspida discussão com o atual procurador durante reunião do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), que foi encerrada de forma abrupta após o acirramento do debate. Na época, Nicolao reafirmou sua posição contrária a Aras, o que é mais um fator que o credencia para a indicação.

Se os ventos não mudarem, essa “surpresa” pode ser anunciada por Lula ainda nesta semana, já que ele antecipou sua volta da ONU. De qualquer forma, os nomes serão anunciados separadamente. A indicação para o STF só acontecerá em outubro.

**Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.

QOSHE - Messias no STF, Dino na PGR - Felipe Pena
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Messias no STF, Dino na PGR

2 8
21.09.2023

Não, eu não me enganei. O nome que alguns conselheiros do presidente estão defendendo para assumir a procuradoria-geral da república no lugar de Augusto Aras é o de Nicolao Dino, irmão do atual ministro da justiça. Lula não demonstrou entusiasmo pelos atuais favoritos à vaga. Nem Paulo Gonet, apoiado pelos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, nem Antonio Carlos Bigonha, apoiado pelo PT. Nenhum deles conseguiu convencer o presidente. Daí a volta das especulações em torno de Nicolao, que já........

© Revista Fórum


Get it on Google Play