Imigrante ou expatriado? |
Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.
Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.
Imigrante ou expatriado?
Quando a migração muda de nome conforme a cor da pele, o passaporte e o saldo bancário.
Em meados de dezembro, em Portugal, estávamos num grupo de amigos a comer hallaca (pronuncia-se ahyaca), um dos principais pratos típicos da culinária venezuelana, associado à época natalina. Foi presente de uma amiga em comum, luso-venezuelana recém-chegada a Portugal. Ela e a avó cozinharam juntas as hallacas por horas para presentear os mais próximos, como é o costume. Ambas vivem em Espinho, no Norte de Portugal, região onde há uma forte comunidade venezuelana.
O prato é um guisado empacotado numa folha de bananeira, o que por fora nos faz lembrar a nossa pamonha ou até mesmo os tamales mexicanos, mas essas comparações seriam quase afrontosas para as hallacas venezuelanas, tamanha a sua importância cultural no país.
Em visita a amigos em Londres, as hallacas se fizeram presentes novamente no assunto. Um casal comentou que a mulher, após quase 20 anos radicada no Reino Unido, teve a intuição de visitar o país de origem no final do ano e trazer a avó para viver com eles. Foi a primeira visita à pátria depois de muito tempo.
Algumas pessoas não mais a reconheciam. Outras diziam que ela “hablava raro”, apesar de nunca ter deixado de falar a língua materna. Embora estivesse ciente das tensões políticas que envolvem o país, sua única razão de estar ali era a intuição: buscar a avó. E assim foi feito. Chegaram ao Reino Unido a tempo do Natal. As hallacas ficaram do outro lado do Atlântico.
Tempos de hallacas marcam celebrações não apenas de fim de ano, mas também de chegada de tempos prósperos. Entretanto, os prenúncios auspiciosos deram lugar a um janeiro iniciado com um episódio de violência militar motivado por interesses estadunidenses, que levou à morte de aproximadamente 100 venezuelanos e deixou em suspensão o destino do país, hoje governado pela........