Como estimular a criatividade das crianças? |
“Se tivéssemos também uma Fantástica, tal como temos uma Lógica, descobrir-se-ia a arte de inventar” — este é um dos Fragmentos de Novalis, citado por Gianni Rodari, na apresentação no livro Gramática da Fantasia, uma obra intemporal no que diz respeito à arte de contar histórias.
Sendo um clássico, as sugestões deste autor são eternamente atuais e, devido à sua sensibilidade, criatividade e sentido de humor, são adequadas para as crianças de todos os tempos. Posso dizer que já me inspirei em muitas destas sugestões para desenvolver a escrita criativa com grupos de alunos e que todas elas foram fantásticas, funcionando como um ponto de partida para as crianças darem asas à fantasia.
Seguem-se alguns exemplos de atividades desta obra maravilhosa — escolhidos entre aqueles que já realizei na prática e que correram muito bem —, que podem ser utilizados noutros contextos, nomeadamente em família, tanto oralmente como por escrito. É altamente provável que estas sugestões espicacem a imaginação e proporcionem momentos muito divertidos, vividos em conjunto por miúdos e graúdos.
Um binómio fantástico parte de duas palavras entre as quais existe uma oposição. É necessário que........